A SECEX publicou em 19/05/2021 a Circular Secex nº32/2021, abrindo Consultas Públicas para posicionamento das partes interessadas quanto às negociações dos acordos de livre comércio entre Mercosul e Vietnã e Mercosul e Indonésia. Tal acordo, prevê a eliminação do imposto de importação entre as partes, conforme regras a serem negociadas. As Consultas Públicas estarão abertas para manifestação até 19/07/2021.
Há uma grande preocupação pois esses países são grandes produtores e exportadores de têxteis e confecções. A Indonésia é a 3ª principal origem de importação de têxteis e confecções no Brasil, e o Vietnã, a 4ª. Tal acordo poderia impactar na perda de empregos na indústria de transformação e diretamente nas vidas das indústrias têxtil e de confecção brasileiras. Esses países possuem baixíssimos níveis de ratificação de padrões internacionais de trabalho.
A ABRAMACO respondeu às Consultas Públicas se posicionando contrária aos acordos comerciais propostos e orienta a todos da cadeia têxtil e de confecção que respondam com o mesmo posicionamento até 19/07/2021.
É de extrema importância que orientem também os seus clientes, fornecedores, revendedores e concorrentes a responderem contrários aos acordos propostos.
Abaixo os links de cada Consulta Pública:
Consulta Pública Livre Comércio Mercosul e Indonésia.
Consulta Pública Livre Comércio Mercosul e Vietnã.
A sua participação é de extrema importância para toda a cadeia têxtil e de confecção.
Qualquer dúvida, entre em com a ABRAMACO pelo telefone/whats app: (11) 3313-4908 ou pelo e-mail abramaco@abramaco.org.br
Obrigado!